top of page

RETENÇÃO DE LÍQUIDOS E INCHAÇO

O inchaço ocorre quando o sistema linfático está sobrecarregado. Na prática, este inchaço pode significar que os anéis em seus dedos começam a ficar apertados, o rosto e a barriga ficam inchados ou seus tornozelos começam a inchar. Este inchaço pode causar outros sintomas como peso, dor e um desconforto geral.

O 'edema', que é um inchaço causado pela retenção de qualquer fluido que pode ocorrer por diversas causas como: cirurgias, gravidez, alterações hormonais, insônias, medicamentos, estresse crônico, posição prolongada das pernas, calor, alimentação rica em sódio, obesidade, sedentarismo e também pode ser um sinal de condição médica grave, como doença cardíaca, renal ou hepática. Por isso é importante que uma avaliação completa seja realizada para excluir essas possibilidades.

Existe ainda a doença chamada Linfedema que é causado por uma falha no sistema linfático e envolve um acúmulo de linfa em vez de apenas fluido. Uma vez que a linfa contém outros elementos, incluindo produtos residuais, células imunes e proteínas o inchaço produzido pelo linfedema tende a uma textura mais dura.

Já o fluido do inchaço - edema que acomete principalmente as mulheres no dia a dia, pode ser deslocado por pressão, que é um dos benefícios da Drenagem Linfática Manual.





Fonte: MORTIMER, P.; LEVINE, G. Let’s Talk Lymphoedema. 2017.




Commentaires


whatsapp-logo-icone.png
bottom of page